O problema do lixo eletrônico

Nem todos tem a consciência de que tudo o que consumimos geram resíduos, portanto, no meio eletrônico e tecnológico isto também ocorre. Sabe aquele seu celular antigo, que você simplesmente jogou no lixo quando adquiriu um novo? Ou aquele novo roteador que você comprou e descartou no cesto do seu quarto o “velho”? Pois é, tudo isto é considerado “lixo eletrônico”.

Segundo uma matéria publicada no jornal Estadão, o nosso País é o maior produtor de lixo eletrônico entre os países emergentes. Esta situação é muito alarmante, pois o lixo eletrônico possui componentes tóxicos que podem contaminar o solo e a água, causando danos à saúde das pessoas.
Para você ter uma ideia disto, vamos a alguns exemplos: o chumbo é prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta o sangue, os rins, o sistema digestivo e o reprodutor. O níquel causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue. Já o mercúrio prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e a depressão. E, para darmos um último exemplo, entre muitos outros, há o zinco, que produz secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito.

O que você pode fazer com o seu “lixo eletrônico”

Já que se você pode comprar um equipamento mais moderno e avançado, muitos não tem nem o da primeira geração. Portanto, além de ajudar a natureza, você também estará ajudando ao próximo, o que é sempre um gesto muito gratificante nos dias de hoje.

Hoje a MAXLAN conta com esse apoio ao descarte de modo correto.

Procure nossos profissionais que irá receber maiores informações de como proceder.

Tags: , ,

Deixe um comentário